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Projeto institucional 2022-2024
Trabalho colaborativo como estratégia para o enfrentamento dos desafios contemporâneos de ser docente e se formar docente
Coordenação: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda
Este projeto pauta-se em dois eixos norteadores:
1. a concepção de que os núcleos dos subprojetos do Pibid se constituem em um terceiro espaço de formação inicial docente, como preconizado por Zeichner (2010) e Felício (2014) e
2. na perspectiva de que cada núcleo de trabalho funciona como um grupo colaborativo.
Zeichner (2010, p.287) compreende o conceito de terceiro espaço como sendo “[...] espaços híbridos nos programas de formação inicial de professores que reúnem professores da Educação Básica e do Ensino Superior, e conhecimento prático profissional e acadêmico em novas formas para aprimorar a aprendizagem dos futuros professores.” Estes proporcionam uma relação mais dialógica e menos hierarquizada entre seus participantes, superando a dicotomia teoria-prática e favorecendo um trabalho de parceria e corresponsabilidade na formação de novos docentes, ao aproximar universidade e escola. Já o trabalho em grupos colaborativos inspira-se no conceito de pesquisa colaborativa de Ibiapina (2008, p.31), o qual propõe que a ação ocorra através da identificação de aspectos da realidade escolar que demandem por intervenções conjuntas, discutidas, planejadas e avaliadas em cada núcleo, em uma dinâmica de “[...] coprodução de saberes, de formação, reflexão e desenvolvimento profissional [...].”
A partir desses referenciais, passamos a considerar nesta proposta o contexto atual da educação e os desafios da formação inicial e da prática docente, particularmente, nas escolas públicas. Nos últimos dois anos, com a pandemia do covid-19, a educação básica passou por um processo inédito de ensino remoto e, posteriormente, híbrido. Para muitos alunos, não houve a opção de ensino remoto e importantes etapas de seu desenvolvimento ocorreram fora do espaço de socialização da escola. Com o retorno às aulas presenciais, os professores têm se deparado com diversos desafios.
Com este ponto de partida, propomos um projeto com os seguintes objetivos: 1. Contribuir com o processo de formação inicial de alunos dos cursos de Licenciatura da UFABC, através da vivência da realidade de escolas parceiras da rede pública de ensino da região do ABCDMRR e adjacências; 2. Contribuir para a formação continuada de professores das escolas parceiras e de professores formadores da UFABC; 3. Atuar em parceria com as escolas e professores supervisores, em grupos de trabalho colaborativo, nos desafios impostos pelos dois anos de pandemia, tais como, a defasagem em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais e as questões relativas ao contrato didático e às relações interpessoais em sala de aula e nos outros espaços da escola. Os temas específicos de trabalho serão definidos a partir das demandas apresentadas pelas escolas. 4. Contribuir com o processo de ensino-aprendizagem das áreas dos subprojetos, através de intervenções didáticas planejadas, executadas e avaliadas nos grupos colaborativos, bem como com a produção de materiais e recursos didáticos. 5. Aproximar escola e universidade na concepção de terceiro espaço de formação, valorizando os saberes dos professores das escolas parceiras e inserindo-os no grupo colaborativo como coformadores dos bolsistas de iniciação à docência.
Para tal, temos como metas: 1. O desenvolvimento de ações nas escolas, pautadas na identificação dos temas de trabalho e das principais demandas, planejamento, execução e avaliação nos núcleos. 2. A produção de materiais e recursos didáticos para a utilização nas aulas e atividades planejadas pelos núcleos. 3. A constituição de grupos colaborativos compostos pelo coordenador de cada núcleo, professores supervisores e licenciandos para construção e socialização de saberes, articulando teoria, prática e contexto escolar. 4. A organização de encontros mensais de formação para todos os participantes do projeto e demais interessados. 5. Iniciativas de tutorias e grupos de estudo para atender a demandas específicas das escolas parceiras, de acordo com as áreas de atuação do projeto.
Referências:
FELÍCIO, HMS. O Pibid como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Revista Diálogo Educacional, v14, n42, p. 415-434, 2014.
IBIAPINA, ILdeM. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimento. Brasília: Líber livro, 2008. 136 p.
ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, v35, n3, p. 479-504, 2010.
Subprojetos para alunos regularmente matriculados na Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas ou ingressantes até 2019 do Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Com a concepção de formação docente em um contexto de interdisciplinaridade, aspecto central nos cursos de graduação da instituição e tendo a Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE) e suas áreas de atuação na Educação Básica como foco, propomos cinco subprojetos para este perfil de licenciando: Biologia-Ciências, Física-Ciências, Química-Ciências, Matemática e Ciências-Matemática.
Todos têm a perspectiva de atuação no Ensino Fundamental, como propõe a LCNE, e os quatro primeiros, também, no Ensino Médio, com base no perfil do egresso das licenciaturas específicas.
Interdisciplinar - Biologia - Ciências
Coordenação: Bruno Rafael Santos de Cerqueira
Componentes curriculares de atuação nas escolas: Ciências e Biologia
Áreas de formação do professor supervisor: Licenciatura em Ciências Biológicas, Ciências, Ciências Naturais e afins
Breve resumo do subprojeto: O subprojeto interdisciplinar Biologia/Ciências tem como premissa a formação de professores alicerçada nos conhecimentos oriundos de diversos espaços sociais. Serão formados grupos colaborativos, constituídos pelos licenciandos, professores das escolas parceiras, coordenador e voluntários. Algumas propostas de ações que serão desenvolvidas por meio do trabalho colaborativo são: contribuir para a promoção da cultura científica nas escolas parceiras, formação de clubes de Ciências nas escolas parceiras, propor ações para trabalhar as questões atuais do ensino de Ciências e Biologia e criar espaços para discussões coletivas sobre relações interpessoais, proporcionar a vivência e reflexão sobre as realidades de diferentes escolas, espaços educativos e turmas por parte da equipe, entre outras.
Interdisciplinar - Física - Ciências
Coordenação: Marcelo Zanotello
Componentes curriculares de atuação nas escolas: Disciplinas de ciências e de Física, ambas no ensino médio
Áreas de formação do professor supervisor: Licenciatura em Física ou Ciências ou Ciências Naturais e Exatas
Breve resumo do subprojeto: No subprojeto de ciências naturais – física, desenvolveremos práticas de ensino de ciências naturais, com ênfase em temas de física, conforme o currículo previsto para o ensino médio das escolas participantes, em parceria e de modo colaborativo, diversificando abordagens e recursos didáticos.
Interdisciplinar - Química - Ciências
Coordenação: Allan Moreira Xavier
Componentes curriculares de atuação nas escolas: Química e Ciências
Áreas de formação do professor supervisor: Licenciatura em Química ou Ciências e afins
Breve resumo do subprojeto: Alguns dos objetivos deste subprojeto são: desenvolver nos futuros professores a reflexão, metacognição, competências teóricas e práticas com relação à prática docente, contribuindo com sua formação inicial, integrando a educação superior e educação básica; desenvolver competências e habilidades com vistas à educação científica, considerando o ensino investigativo, lúdico e contextualizado em química/ciências, articulando com as TICs com o objetivo de propor intervenções didáticas planejadas e avaliadas no grupo; trabalhar conteúdos de química nos tópicos de constituição da matéria, tabela periódica, transformações químicas; leis ponderais; cálculo estequiométrico; soluções, termoquímica, eletroquímica, aspectos da química ambiental, modelos atômicos, ligações químicas, interações intermoleculares, cinética e equilíbrio químicos; entre outros. Pretende-se também dar foco no conhecimento pedagógico destes conteúdos.
Matemática
Coordenação: Francisco José Brabo Bezerra
Componentes curriculares de atuação nas escolas: Matemática
Áreas de formação do professor supervisor: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática
Breve resumo do subprojeto: O subprojeto “Matemática” visa contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem de matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das escolas públicas e com a formação profissional de professores de matemática. Serão desenvolvidas ações para a melhoria do ensino de conteúdos matemáticos, serão elaboradas tarefas matemáticas com a utilização de tecnologias digitais; e viabilizadas discussões sobre as relações interpessoais nas aulas de matemática e nos diferentes espaços da escola, redimensionados pelos anos de pandemia. Para atingirmos estes objetivos e ações, o trabalho será colaborativo entre estudantes das Licenciaturas, professores das escolas e professores da universidade.
Interdisciplinar - Ciências e Matemática
Coordenação: Evonir Albrecht
Componentes curriculares de atuação nas escolas: Ciências e Matemática, com foco nos anos finais do Ensino Fundamental
Áreas de formação do professor supervisor: Licenciatura em Física, Química, Biologia, Matemática, Licenciaturas Interdisciplinares em Ciências Naturais. Para participar o professor supervisor deve ter formação na área de Ciências ou Matemática e esteja atuando nos anos finais do Ensino Fundamental.
Breve resumo do subprojeto: O subprojeto visa auxiliar na formação do futuro professor de Ciências e de Matemática do sexto ao nono ano, este acompanhará o docente nas escolas, observando e auxiliando sempre que preciso. A perspectiva adotada neste subprojeto é o trabalho colaborativo, no qual todas as ações são pensadas e desenvolvidas em conjunto. Entre os objetivos deste subprojeto, estão propiciar discussões sobre inovação na prática docente e, tecnologias educacionais como metodologias e recursos didáticos no ensino de Ciências e Matemática; investigar conceitos relacionados ao ensino interdisciplinar, com vistas à interlocução entre as diferentes áreas envolvidas no subprojeto e propor o desenvolvimento de diferentes materiais para apoio ao ensino e a aprendizagem.
Subprojeto para alunos regularmente matriculados na Licenciatura em Ciências Humanas ou ingressantes até 2019 do Bacharelado em Ciências e Humanidades
A Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) se propõe a formar professores para a área de Ciências Humanas, em especial, História e Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental, com a possibilidade de continuidade para a licenciatura específica em Filosofia. O subprojeto Interdisciplinar de Ciências Humanas e Filosofia é voltado para os alunos destes cursos.
Interdisciplinar - Ciências Humanas (História, Geografia) e Filosofia
Componentes curriculares de atuação nas escolas: História, Geografia e/ou Filosofia
Áreas de formação do professor supervisor: História, Geografia ou Filosofia
Breve resumo do subprojeto: A ideia é promover a inserção das artes em articulação com as Ciências Humanas na formação de professores, ampliando a oferta de contato com autores da literatura, poesia e teatro e desenvolvendo técnicas de leitura, dramaturgia e contação de histórias. Temos a pretensão de fazer pequenas adaptações de peças de teatro e apresentar nas escolas, junto com debates, oficinas e outras atividades que promovam a relação com a cultura e a expressão artística de alunos(as) e professores (as).
Projetos anteriores
Período: 2020-2022
Período: 2018-2020
Período: 2014-2017
Subprojeto: Filosofia
Período: 2011-2013
Subprojetos: Biologia, Filosofia, Física, Matemática, Química
Período: 2010-2012
Subprojetos: Biologia, Física, Matemática, Química
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