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Projeto Cartografia de saberes

Por uma educação intercultural e transdisciplinar

agosto de 2018 a fevereiro de 2020

 

Imagem "Multicultural" por Robert Daniels (fineartamerica.com). Acesso em 20/09/2018.

Imagem "Multicultural" por Robert Daniels (fineartamerica.com). Acesso em 20/09/2018.

 

Apresentação

A Universidade Federal do ABC é uma jovem universidade que oferece formação superior tanto nos bacharelados quanto nas licenciaturas com foco na interdisciplinaridade, isso se dá de maneira efetiva e não apenas como diretrizes nos documentos pedagógicos.

Os/as estudantes e professores/as conduzem todas as suas atividades no diálogo entre as mais diversas áreas do conhecimento e com flexibilidade curricular.

Ao priorizar em seu currículo arranjos interdisciplinares que consideram as correlações entre a realidade sociocultural e ambiental em que se insere, o projeto pedagógico ressalta, por sua vez, a importância de uma formação integral na filosofia e nas ciências, incluindo a visão histórica da nossa civilização e privilegiando a capacidade de inserção social de todos os membros da comunidade acadêmica.

Condizente com esse contexto educacional, o projeto 'Cartografia de saberes: por uma educação intercultural e transdisciplinar' tem como objetivos gerais:

  1. contribuir para um aperfeiçoamento da formação docente, formando professores que vivenciem o cotidiano escolar desde o início de sua prática educadora e tomem conhecimento, por meio da vivência, do estatuto da educação pública na região do ABCDM;
  2. proporcionar uma formação docente transdisciplinar e intercultural por meio da relação prática e teórica que ultrapasse os referenciais teóricos comumente usados na formação docente no país, possibilitando uma visão ampliada do mundo,
  3. fomentar a parceria entre a UFABC e Escolas públicas da região a fim de que os envolvidos com o projeto compreendam a importância da Universidade pública na região, tanto para a melhoria da formação de professores quanto a na melhoria da estrutura de ensino e desenvolvimento de novas metodologias educacionais com ênfase na pesquisa qualificada sobre educação;
  4. propor a reflexão e produção do conhecimento sobre a formação inicial e formação continuada de professores/as com ênfase na transdisciplinaridade e interculturalidade, possibilitando aos envolvidos perceber a pluralidade e a diversidade como recursos epistemológicos fundamentais para enfrentar os desafios da educação no Brasil; e
  5. contribuir para a valorização do magistério e a excelência da formação docente, dentro e fora da Universidade.

 

Objetivos específicos do projeto institucional:

O projeto é composto por dois subprojetos multidisciplinares cada um com um núcleo, sendo o primeiro composto por pelos componentes curriculares filosofia, ciências humanas, matemática e física e o segundo, biologia e química.

Os subprojetos foram organizados de forma a envolver em vários momentos todos os integrantes, incluindo as escolas parceiras, em uma formação que objetiva:

  1. Formar, por meio do tratamento teórico-prático de diversos temas transversais, profissionais que usem o hibridismo cultural e a transdisciplinaridade como recursos para produção de conhecimento e para atuação pedagógica em sala de aula;
  2. Colocar em diálogo no cotidiano escolar a filosofia, as ciências naturais, as ciências humanas e exatas a serviço da melhoria da educação pública;
  3. Fortalecer os laços entre a UFABC e as escolas parceiras por meio não só das ações específicas do projeto, mas levando a comunidade escolar para dentro da Universidade, possibilitando que a comunidade escolar usufrua das atividades de pesquisa, ensino e extensão realizadas;
  4. Promover nas escolas atividades pedagógicas inovadoras resultantes do trabalho de pesquisa realizado pelas áreas de ensino que temos vinculadas às licenciaturas;
  5. Elaborar a partir dos registros das ações dados e reflexões materiais didáticos, artigos científicos, projetos de extensão, propostas de estágio supervisionados vinculados aos resultados do acúmulo de conhecimento produzido pelo projeto;
  6. Fortalecer a formação acadêmica dos professores em exercício.

 

Subprojetos:

Educação contemporânea para as ciências naturais - Química e Biologia

  • Coordenação de área: Professoras Maisa e Solange

Educação em Filosofia e ciências - Matemática, Física e Filosofia

  • Coordenação de área: Professores Silvio e Evonir

Educação intercultural e transdisciplinar - todas as áreas

  • Coordenação de área: Professora Suze Piza

 

Apresentação das escolas e supervisores:

NomeEscolaCidadeÁrea de atuação
Cíntia Mascarenhas Ferreira Marques E. E. Professora Wanda Bento Gonçalves SA Química
Erwin Luiz Grossmann Junior E. E. Visconde de Taunay SA Química
Iraci Harich Redivo E. E. Visconde de Taunay SA Matemática
Isaias Marcos da Silva E. E. Doutor Américo Brasiliense SA Física
Katia Cristina Mistro Prioli E. E. Professora Inah de Mello SA Biologia 
Valéria de Carvalho Genaro E. E. Professora Anésia Lourenço Gama SBC Filosofia

Legenda:

E. E. = Escola Estadual

SA = Santo André

SBC = São Bernardo do Campo


 

Projetos anteriores (arquivo):

Título: Formação de Professores em contextos colaborativos e interdisciplinares

Vigência: 2014-2017

Informações gerais sobre o projeto: apresentação

Subprojetos:

 

Título: Formação de Professores de Filosofia, de Ciências e de Matemática em contextos colaborativos

Vigência: 2011-2013

Informações gerais sobre o projetoapresentação

Subprojetos:

 

Título: Integração Escola-Universidade na Formação de professores das Ciências e Matemáticas

Vigência: 2010-2012

Informações gerais sobre o projetoapresentação

Subprojetos:

Registrado em: 2018-2020
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