Projeto Cartografia de saberes
Por uma educação intercultural e transdisciplinar
agosto de 2018 a fevereiro de 2020
Imagem "Multicultural" por Robert Daniels (fineartamerica.com). Acesso em 20/09/2018.
Apresentação
A Universidade Federal do ABC é uma jovem universidade que oferece formação superior tanto nos bacharelados quanto nas licenciaturas com foco na interdisciplinaridade, isso se dá de maneira efetiva e não apenas como diretrizes nos documentos pedagógicos.
Os/as estudantes e professores/as conduzem todas as suas atividades no diálogo entre as mais diversas áreas do conhecimento e com flexibilidade curricular.
Ao priorizar em seu currículo arranjos interdisciplinares que consideram as correlações entre a realidade sociocultural e ambiental em que se insere, o projeto pedagógico ressalta, por sua vez, a importância de uma formação integral na filosofia e nas ciências, incluindo a visão histórica da nossa civilização e privilegiando a capacidade de inserção social de todos os membros da comunidade acadêmica.
Condizente com esse contexto educacional, o projeto 'Cartografia de saberes: por uma educação intercultural e transdisciplinar' tem como objetivos gerais:
- contribuir para um aperfeiçoamento da formação docente, formando professores que vivenciem o cotidiano escolar desde o início de sua prática educadora e tomem conhecimento, por meio da vivência, do estatuto da educação pública na região do ABCDM;
- proporcionar uma formação docente transdisciplinar e intercultural por meio da relação prática e teórica que ultrapasse os referenciais teóricos comumente usados na formação docente no país, possibilitando uma visão ampliada do mundo,
- fomentar a parceria entre a UFABC e Escolas públicas da região a fim de que os envolvidos com o projeto compreendam a importância da Universidade pública na região, tanto para a melhoria da formação de professores quanto a na melhoria da estrutura de ensino e desenvolvimento de novas metodologias educacionais com ênfase na pesquisa qualificada sobre educação;
- propor a reflexão e produção do conhecimento sobre a formação inicial e formação continuada de professores/as com ênfase na transdisciplinaridade e interculturalidade, possibilitando aos envolvidos perceber a pluralidade e a diversidade como recursos epistemológicos fundamentais para enfrentar os desafios da educação no Brasil; e
- contribuir para a valorização do magistério e a excelência da formação docente, dentro e fora da Universidade.
Objetivos específicos do projeto institucional:
O projeto é composto por dois subprojetos multidisciplinares cada um com um núcleo, sendo o primeiro composto por pelos componentes curriculares filosofia, ciências humanas, matemática e física e o segundo, biologia e química.
Os subprojetos foram organizados de forma a envolver em vários momentos todos os integrantes, incluindo as escolas parceiras, em uma formação que objetiva:
- Formar, por meio do tratamento teórico-prático de diversos temas transversais, profissionais que usem o hibridismo cultural e a transdisciplinaridade como recursos para produção de conhecimento e para atuação pedagógica em sala de aula;
- Colocar em diálogo no cotidiano escolar a filosofia, as ciências naturais, as ciências humanas e exatas a serviço da melhoria da educação pública;
- Fortalecer os laços entre a UFABC e as escolas parceiras por meio não só das ações específicas do projeto, mas levando a comunidade escolar para dentro da Universidade, possibilitando que a comunidade escolar usufrua das atividades de pesquisa, ensino e extensão realizadas;
- Promover nas escolas atividades pedagógicas inovadoras resultantes do trabalho de pesquisa realizado pelas áreas de ensino que temos vinculadas às licenciaturas;
- Elaborar a partir dos registros das ações dados e reflexões materiais didáticos, artigos científicos, projetos de extensão, propostas de estágio supervisionados vinculados aos resultados do acúmulo de conhecimento produzido pelo projeto;
- Fortalecer a formação acadêmica dos professores em exercício.
Subprojetos:
Educação contemporânea para as ciências naturais - Química e Biologia
- Coordenação de área: Professoras Maisa e Solange
Educação em Filosofia e ciências - Matemática, Física e Filosofia
- Coordenação de área: Professores Silvio e Evonir
Educação intercultural e transdisciplinar - todas as áreas
- Coordenação de área: Professora Suze Piza
Apresentação das escolas e supervisores:
Nome | Escola | Cidade | Área de atuação |
---|---|---|---|
Cíntia Mascarenhas Ferreira Marques | E. E. Professora Wanda Bento Gonçalves | SA | Química |
Erwin Luiz Grossmann Junior | E. E. Visconde de Taunay | SA | Química |
Iraci Harich Redivo | E. E. Visconde de Taunay | SA | Matemática |
Isaias Marcos da Silva | E. E. Doutor Américo Brasiliense | SA | Física |
Katia Cristina Mistro Prioli | E. E. Professora Inah de Mello | SA | Biologia |
Valéria de Carvalho Genaro | E. E. Professora Anésia Lourenço Gama | SBC | Filosofia |
Legenda:
E. E. = Escola Estadual
SA = Santo André
SBC = São Bernardo do Campo
Projetos anteriores (arquivo):
Título: Formação de Professores em contextos colaborativos e interdisciplinares
Vigência: 2014-2017
Informações gerais sobre o projeto: apresentação
Subprojetos:
Título: Formação de Professores de Filosofia, de Ciências e de Matemática em contextos colaborativos
Vigência: 2011-2013
Informações gerais sobre o projeto: apresentação
Subprojetos:
Título: Integração Escola-Universidade na Formação de professores das Ciências e Matemáticas
Vigência: 2010-2012
Informações gerais sobre o projeto: apresentação
Subprojetos:
Redes Sociais