Filosofia 2011-2013
Subprojeto da Licenciatura em Filosofia |
Coordenador de Área do Subprojeto: Patrícia Del Nero Velasco |
Supervisor: Professor Leandro de Barros |
Bolsistas:
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Plano de trabalho
A reinserção da disciplina Filosofia como obrigatória na grade curricular do Ensino Médio é algo relativamente recente (cf. Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008, que altera o artigo 36 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, incluindo as disciplinas Filosofia e Sociologia como obrigatórias nos currículos do Ensino Médio). Não obstante, as reflexões em torno da pertinência e relevância da Filosofia na formação de crianças e jovens não são novas nos meios educacional e acadêmico. Tem-se como exemplo a obraO Ensino da Filosofia no 2º Grau, organizada por Nielsen Neto em 1986, na qual pesquisadores da Associação Filosófica do Estado de São Paulo (Afesp) constroem propostas para o ensino de Filosofia, bem como refletem sobre as possibilidades e os limites desta prática. Cerca de duas décadas passadas, a temática do ensino de Filosofia revela-se extremamente atual, não somente pela supracitada recém-homologação da obrigatoriedade do mesmo no Ensino Médio, como também pelo problema constantemente posto de legitimação da Filosofia como disciplina, o qual perpassa o que se faz e o que se pensa dela pedagogicamente. Destarte, conforme atesta Gelamo (2010), se em um primeiro momento as pesquisas sobre ensino de Filosofia incidiam sobre a necessidade de fundamentação do valor formativo desta, no atual contexto outras preocupações norteiam as reflexões nessa área, a saber, questionamentos sobre o que ensinar e, igualmente, sobre como fazê-lo. Neste sentido, investigações sobre os temas e conteúdos a serem ensinados e possíveis metodologias se constituem como imprescindíveis objetos de pesquisa. No contexto supramencionado, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo apresentou o Caderno do Professor, o qual pretende oferecer “orientação completa para o desenvolvimento das situações de aprendizagem propostas para cada disciplina” (Secretaria da Educação, 2008), dentre essas, a Filosofia. A composição do Caderno suscitou inúmeras críticas de especialistas, tanto com relação aos conteúdos e às propostas de atividades quanto com respeito à obrigatoriedade do mesmo. Não obstante, críticas pertinentes e bem fundamentadas a parte, esta obrigatoriedade é uma realidade e nesta perspectiva este subprojeto foi delineado: uma vez imposto o uso do Caderno aos professores de Filosofia da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, que contribuições os pesquisadores da área podem dar à utilização do mesmo? Como auxiliar os docentes na interpretação do material e em um uso filosófico e pedagógico dos Cadernos? Como sensibilizar os alunos às temáticas apresentadas, aproximando-as da vivência cotidiana desses discentes? Com este intuito, o presente subprojeto tem um duplo objetivo geral, a saber, desenvolver: (i) pesquisa e produção de material didático auxiliar aos Cadernos do Estado; (ii) criação de material de sensibilização para os temas tratados/contemplados nos Cadernos. Assim sendo, pretende-se buscar outras referências bibliográficas para os conteúdos estudados, tanto aquelas que possam auxiliar o professor na preparação da aula quanto outras que possam ser usadas pelos próprios alunos. Ademais, serão pensadas outras estratégias de inserção dos conteúdos a serem ministrados, atividades cujo intuito seja aproximar os alunos do universo filosófico. Uma vez postos os objetivos gerais, constituem-se objetivos específicos deste subprojeto: (i) oferecer ao professor supervisor do projeto (e aos demais professores da rede) um material que auxilie a prática didática dos Cadernos; (ii) possibilitar ao discente da Licenciatura em Filosofia o desenvolvimento do pensamento investigativo, crítico, reflexivo, rigoroso e criativo; (iii) propiciar ao aluno do Ensino Médio uma aproximação efetiva da Filosofia, procurando mostrar que as temáticas filosóficas permeiam as nossas vivências. |
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