Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projetos
Início do conteúdo da página

Projeto institucional 2024-2026

Movimentos formativos para a docência: uma parceria universidade-escolas através do Pibid/UFABC

Coordenação: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda

Este projeto se pauta na percepção de António Nóvoa, quando defende “uma formação de professores a partir de dentro” (2012, p. 13), ou seja, a partir da profissão, dos contextos de atuação docente e dos desafios cotidianos encontrados. Neste sentido, propomos um projeto de desenvolvimento profissional docente que se pauta em um diálogo estreito com as escolas parceiras e professores supervisores, a partir da criação de grupos de trabalho colaborativos, prevendo ações formativas, ciclos de estudo-planejamento-intervenção-avaliação, produção de materiais didáticos, socialização das experiências e resultados encontrados, a serem realizados na escola, com a escola e para a escola.

Além disso, a interdisciplinaridade também constitui um conceito norteador deste projeto, uma vez que faz parte da identidade da UFABC, ao apresentar cursos interdisciplinares de ingresso, como as Licenciaturas em Ciências Humanas e em Ciências Naturais e Exatas, que preveem a possibilidade de escolha de diferentes percursos formativos. Essa flexibilidade possibilita que a perspectiva interdisciplinar esteja presente em todos os subprojetos propostos, enriquecendo as discussões e ações dos grupos de trabalho, ao agregar conhecimentos e ampliar a perspectiva de atuação nas escolas.

Os objetivos deste projeto são:

  • Contribuir para a consolidação do papel da UFABC na formação inicial e continuada de professores da educação básica da região metropolitana de São Paulo, em especial, no ABCDMRR e adjacências.
  • Colaborar com o desenvolvimento profissional e a constituição da identidade docente de alunos dos cursos de Licenciatura da UFABC, através da vivência da realidade de escolas parceiras da rede pública de ensino da região do ABCDMRR e adjacências.
  • Contribuir para a formação continuada de professores das escolas parceiras e de professores formadores da UFABC.
  • Atuar em parceria com as escolas e professores supervisores, em grupos de trabalho colaborativo, no enfrentamento dos desafios cotidianos encontrados na sala de aula.
  • Contribuir, em uma perspectiva interdisciplinar e inovadora, com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da educação básica nas áreas dos subprojetos, através de intervenções didáticas planejadas, executadas e avaliadas nos grupos colaborativos, bem como com a produção de materiais e recursos didáticos.
  • Aproximar escola e universidade, valorizando os saberes dos professores das escolas parceiras e inserindo-os em grupos colaborativos como coformadores dos bolsistas de iniciação à docência.
  • Inserir professores das escolas parceiras e licenciandos em atividades de pesquisa e extensão, que resultem em produções a partir de sua vivência no Pibid, como capítulos de e-book e apresentação de trabalhos em eventos, bem como no estímulo à continuidade de estudos, através de cursos de extensão e/ou pós-graduação.
  • Avaliar e refletir sobre o impacto das ações realizadas no projeto a partir da perspectiva dos atores envolvidos.
  • Desenvolvimento de ações que estreitem a relação da universidade com as comunidades das escolas parceiras, a partir do incentivo à participação de alunos da Educação Básica e de professores não-bolsistas do Pibid.

Referências: Nóvoa, A. Devolver a formação de professores aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação, vol. 18(35), p. 11-22, 2012.

 

Subprojetos para alunos regularmente matriculados na Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas, licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Matemática, Química ou ingressantes até 2019 do Bacharelado em Ciência e Tecnologia:

 

  • Interdisciplinar em Biologia e Ciências Naturais e Exatas

Coordenação: João Rodrigo Santos da Silva e Luciana Palharini

Componentes curriculares de ação nas escolas: Ciências – Anos finais do Ensino Fundamental e Biologia - Ensino médio.

Áreas de formação do professor supervisor: Licenciatura em Ciências, em Ciências Naturais ou em Ciências Biológicas.

Breve resumo do subprojeto: Este subprojeto objetiva contribuir para uma formação dos licenciandos que promova o auto crescimento, o protagonismo, a construção coletiva, a investigação e reflexão sobre processos e práticas, o reconhecimento dos contextos e das realidades escolares, e a valorização do conhecimento de alunos e professores das escolas envolvidas. Para isso, serão desenvolvidas propostas pedagógicas interdisciplinares e social e ambientalmente engajadas, em colaboração entre todos os participantes, a partir de demandas escolares e de temas relevantes para o ensino de Ciências e de Biologia.

  • Interdisciplinar em Matemática e Ciências Naturais e Exatas

Coordenação: Francisco José Brabo Bezerra

Componentes curriculares de ação nas escolas: Matemática – Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Áreas de formação do professor supervisor: Licenciatura em Matemática Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Exatas.

Breve resumo do subprojeto: Este subprojeto pretende contribuir no aperfeiçoamento da formação docente, seja ela inicial (licenciandos) ou continuada (professores da Educação Básica), através de um grupo colaborativo que buscará alternativas transformadoras para o ensino da Matemática. A partir de reflexões sobre a teoria e prática, buscaremos inovar e aperfeiçoar as ações preconizadas pela Educação Matemática na Educação Básica, garantindo um ensino de qualidade com propostas pedagógicas diferenciadas e relevantes para o ensino da Matemática.

  •  Interdisciplinar em Química, Física e Ciências Naturais e Exatas

Coordenação: Maisa Helena Altarugio

Componentes curriculares de ação nas escolas: Ciências – Anos Finais do Ensino Fundamental, Física – Ensino Médio e/ou Química - Ensino Médio.

Áreas de formação do professor supervisor: Licenciatura em Física, Química, Biologia ou Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais.

Breve resumo do subprojeto: O subprojeto visa auxiliar desenvolver, no futuro professor da área das Ciências Naturais, competências para ensinar de modo interdisciplinar, investigativo e contextualizado, utilizando estratégias criativas, lúdicas e tecnológicas; desenvolver a habilidade de refletir e pesquisar sobre a própria prática e sobre o seu papel social na atualidade. A perspectiva adotada neste subprojeto é a do trabalho coletivo e colaborativo, sempre com acompanhamento e participação do coordenador e/ou do professor supervisor, com respeito aos ritmos e necessidades da escola parceira e também de acordo com as fases do curso em que se encontram os licenciandos. Uma das metas desse subprojeto é criar materiais de ensino capazes de explorar e desenvolver o pensamento criativo dos estudantes em torno de objetos e temas da ciência.

 

Subprojetos para alunos regularmente matriculados na Licenciatura em Ciências Humanas, Filosofia ou ingressantes até 2019 do Bacharelado em Ciências e Humanidades:

 

  • Interdisciplinar em Ciências Humanas

Coordenação: Cintia Lima Crescêncio

Componentes curriculares de ação nas escolas: História ou Geografia dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Áreas de formação do professor supervisor: Licenciatura em História ou Geografia.

Breve resumo do subprojeto: Este subprojeto visa valorizar a formação de professores(as), os saberes docentes e incentivar e criar caminhos para inserção de licenciando(as) nas realidades escolares desde o início de sua formação através da reflexão sobre visualidades (por meio de quadrinhos e humor gráfico), enfocando temas como cidadania, respeito e valorização das diversidades, educação e direitos humanos, temáticas emergentes no cenário social, educacional e cultural do país. Por meio de trabalho coletivo e interdisciplinar articulado entre universidade e escola-coordenação e supervisão, propomos uma reflexão engajada com a defesa dos direitos humanos e comprometida com o combate a desigualdades sociais e educacionais oriundas de variados marcadores de diferença.

  •  Interdisciplinar em Filosofia e Ciências Humanas

Coordenação: André Luis La Salvia

Componentes curriculares de ação nas escolas: Filosofia - Ensino Médio.

Áreas de formação do professor supervisor: Licenciatura em Filosofia.

Breve resumo do subprojeto: A disciplina de Filosofia voltou a tornar-se obrigatória no ensino médio com a Lei no 11.684/08. Com a criação do novo ensino médio (Lei no 13.415/2017) e com a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a filosofia passa a ter um nova função e configuração dentro da educação básica, integrada na grande área de Ciências Humanas. É dentro desse cenário de mudanças recentes na curricularização da disciplina de filosofia que estamos propondo esse projeto formativo para habilitar os licenciandos a enfrentarem com conhecimento, espírito crítico e capacidade de criação os desafios de pensar as ciências humanas e o lugar da filosofia no novo ensino médio e na BNCC. É necessário criar um espaço no qual as reflexões, diálogos, análises críticas se deem a partir das experiências de docência nas escolas e da formação inicial docente. Nossa proposta tem como objetivo a participação dos licenciandos do cotidiano da escola parceira no sentido de estabelecer uma prática contextualizada do trabalho docente diante dos desafios da BNCC e do NEM. Cada escola possui uma territorialidade própria, com características singulares, nas quais emergem temáticas sociais, educacionais e culturais próprias. Cada escola também possui docentes com suas próprias trajetórias e repertórios que devem ser valorizados como saberes profissionais e enquanto fonte de pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. Estabelecemos, portanto, uma unidade teórico-prática dessas duas dimensões que são mobilizadas diante do Currículo Paulista.

 


Projetos anteriores:

Período: 2022-2024

Período: 2020-2022

Período: 2018-2020

Período: 2014-2017

Subprojeto: Filosofia

Período: 2011-2013

Subprojetos: Biologia, Filosofia, Física, Matemática, Química

Período: 2010-2012

Subprojetos: Biologia, Física, Matemática, Química

Registrado em: Projetos
Fim do conteúdo da página