Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos

Eventos

Atividade de formação de professores Pibid / UFABC - "Educação em sexualidade" - 07 de novembro de 2018, às 14 horas

Projeto Cartografia de saberes: por uma educação intercultural e transdisciplinar

Atividade de formação de professores Pibid / UFABC

Tema: "Educação em sexualidade"

Data/ horário: 07 de novembro (quarta-feira), às 14 horas

Ministrantes: Prof. Dra. Meiri Miranda e Prof. Dra. Suze Piza

Local: UFABC, Campus Santo André, Bloco A, Auditório A107-0

Leitura indicada: Caderno Escola sem Homofobia

Arquivo de Eventos PIBID UFABC

2017

Participação na Semana da Educação da UFABC (link externo), evento que congregou a "3ª Semana das Licenciaturas da UFABC", o "VI Simpósio PIBID UFABC - Desafios Contemporâneos na Formação e na Prática de Professores" e a "1ª Jornada Freiriana - Freire e um novo Ensino Médio".

2016

Realização do V Simpósio PIBID UFABC (link externo): "A UFABC nas questões atuais da Educação - Diálogos com a Escola e a Sociedade".

2015

Realização do IV Simpósio PIBID UFABC: "Práticas motivadoras na sala de aula e o PIBID".

03/12 - Realização da atividade "Os Filósofos e as artes".

01/12 - Realização da atividade "Sociodrama: a relação pedagógica em questão".

10 e 11/11 - Realização do IX Encontro PIBID UFABC: "Reflexões sobre Interdisciplinaridade".

Realização do III Simpósio PIBID UFABC.

2012

Realização do V Encontro PIBID UFABC, em março, e realização do II Simpósio PIBID UFABC juntamente com o VI Encontro PIBID UFABC, em novembro.

A realização de tais eventos, além de divulgar os resultados do Projeto, oferece indicadores para a avaliação dos objetivos do PIBID.

Um desses objetivos é proporcionar aos estudantes de licenciatura a vivência de situações reais de ensino-aprendizagem, utilizando a sala de aula como espaço de observação e regência.

Esta vivência deve ser acompanhada de um olhar investigativo, construído por meio de discussões com professores supervisores e coordenadores dos subprojetos, de modo a promover nos participantes uma atitude reflexiva sobre suas ações no processo de ensino e aprendizagem.

Neste aspecto, é importante citar que, no papel de instituições educacionais, tanto a UFABC quanto a SEESP propiciam, com a realização do projeto PIBID, o alcance dos objetivos do Programa e promovem a inovação da formação docente inicial e continuada.

2011

Realização do I Simpósio PIBID UFABC juntamente com o III Encontro PIBID UFABC, com o objetivo de proporcionar momentos de discussão sobre os resultados do projeto, bem como, propiciar a reflexão sobre a formação de professores no âmbito do PIBID. Nestes eventos ocorreram:

1) uma mesa redonda com o tema “O PIBID e a Formação de Professores” com a participação de Claudete Batista Cardoso, Analista Capes/PIBID; da Profª Rose Louback, Assessora Técnica SEESP; e do Prof. Dr Derval dos Santos Rosa, então pró-reitor de graduação da UFABC;

2) Apresentação de resultados do projeto PIBID na UFABC por meio de depoimentos de supervisores e alunos das escolas;

3) Apresentação de pôsteres com inscrição de 30 trabalhos desenvolvidos pelo PIBID;

4) Rodas de Conversa visando proporcionar momentos de discussão sobre os resultados do projeto, bem como propiciar a reflexão sobre a formação de professores no âmbito do PIBID.

Como resultado foi um produzido um caderno de resumos.

Ainda em 2011, ocorreu o IV Encontro PIBID UFABC.

Neste encontro, os coordenadores de área do projeto de 2011-2013 apresentaram seus planos de trabalho e sua equipe de bolsistas a todos os presentes. Os bolsistas do projeto de 2010-2013 realizaram oficinas que integraram as atividades da UFABC na "Semana Nacional de Ciência e Tecnologia".

2010

Em 2010 foram realizados o Primeiro e o Segundo Encontro PIBID UFABC, eventos que contaram com a presença de alunos e professores da Universidade, além de representantes da Secretaria de Educação do Estado de SP (SEESP), Pró-reitoria de Graduação, Pró-reitoria de Extensão, diretores de centro da UFABC, coordenadores dos cursos de Licenciatura e, também, gestores e alunos das escolas parceiras.

Registrado em: Eventos