Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Aluno > Orientações gerais
Início do conteúdo da página

Orientações gerais para bolsistas - PIBID 2022-2024

1. Início no projeto:

  • Quando convocado, precisa ter cadastro na Plataforma de Educação Básica (https://eb.capes.gov.br).
  • Identificar vínculo com a licenciatura (Alunos) e formação em licenciatura (Supervisores).
  • A coordenação institucional fará o cadastro no Sistema de Concessão de Bolsas e Auxílios (SCBA). Em seguida, o novo bolsista receberá um e-mail do endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para o aceite da bolsa e o fornecimento dos dados bancários.

Atenção: as contas do tipo poupança, conjunta, conta fácil, conta com limite de depósito apresentam erro no processamento do pagamento. A conta para recebimento da bolsa deverá ser conta corrente. As contas podem ser do tipo “corrente” ou “pagamento”. A opção de conta do tipo “pagamento” deve ser selecionada apenas para conta de banco digital.

 

2. Atividades do Bolsista de Iniciação à Docência (BID):

Carga horária a ser cumprida com as atividades: cerca de 8 horas semanais, ou seja, 32 horas mensais.

O BID deve realizar atividades na escola do professor supervisor e na universidade:

  • Cerca de 16 horas mensais devem ser cumpridas na escola, com frequência combinada com supervisor e coordenador do subprojeto.
  • Das horas restantes, considera-se que cerca de 1 hora por semana será direcionada para os registros do período no Diário de Prática Reflexiva. Lembre-se: o registro é semanal e obrigatório!
  • As demais horas serão direcionadas para os encontros de formação (ver calendário divulgado no link (pibid.ufabc.edu.br) e para as reuniões, estudos e planejamentos do seu grupo-escola.

Eventuais dificuldades em cumprir com o seu cronograma de atividades ou problemas em comparecer nas reuniões e demais atividades devem ser sempre comunicados ao coordenador de área e ao professor supervisor.

Se estiver com dificuldades de acesso ao Diário de Prática Reflexiva, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

3. Desligamento do projeto:

O bolsista tem que notificar a coordenação institucional de sua decisão até o dia 10 do mês seguinte ao encerramento de sua atuação no projeto.

Documentos que devem ser entregues (modelos disponíveis no link pibid.ufabc.edu.br/aluno/documentos):

  • Termo de desligamento preenchido e assinado.
  • Diário de prática reflexiva compartilhado via Drive atualizado até o dia do desligamento.
  • Relatório final elaborado conforme modelo disponível no site. As informações do Diário de prática reflexiva compõem o item 3, parte mais importante do relatório. Não se esqueça de preencher e assinar o termo presente na última página.

 

Confira também:

Registrado em: Aluno
Fim do conteúdo da página