Matemática 2010-2012
Subprojeto de licenciatura em: MATEMÁTICA |
Coordenador de área do Subprojeto: PLÍNIO ZORNOFF TÁBOAS |
Supervisores:
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Bolsistas:
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Plano de trabalho Este plano de trabalho parte do pressuposto de que é muito comum as pessoas se sentirem desestimuladas para o aprendizado da matemática, uma vez que ela não é natural como bordões do tipo “Matemática, a Rainha das Ciências” tenta induzir. Ela é, sim, um construto humano tanto quanto a própria ciência moderna o é e, portanto, não énatural! Soma-se a esse desconforto o fato de que a evolução da matemática ocidental em dois mil anos estruturou um corpo lógico-axiomático altamente abstrato e pouco intuitivo na medida em que se consolidou o seu rigor formal. Dessa maneira, ela se torna pouco atraente para o leigo e especialmente bela para o especialista com treinamento técnico apurado e refinado. Não ocorre coisa muito diferente com outras áreas do conhecimento, muito menos com as ciências aplicadas. No entanto, quando desafios de transposição de obstáculos à apreensão de conceitos elaborados são vencidos com apoio de experimentação por parte do grande público, há uma espécie de redenção com o compartilhar desse conhecimento. Essa deve ser a inspiração para a redenção da matemática junto ao grande público, sem a necessidade extrema e única de torná-la útil em termos de produção convencional numa sociedade voltada para o desenvolvimento econômico e do consumo, mas também com a pretensão, por que não, de torná-la pertencente às pessoas como algo que as surpreende, as inspira, as emociona e as alegra.É assim que deve ocorrer com a transformação de conceitos matemáticos abstratos em experimentos concretos, tais como superfícies especiais, jogos e objetos surpreendentes que incomodem as pessoas e desloquem o foco de suas observações já condicionadas pelo convencional, privilegiando um novo olhar que possa acomodar novas sensações a partir da exploração de propriedades matemáticas profundas e essenciais que estão escondidas nas estruturas lógico-dedutivas do rigor formal.Nesse contexto se inserem os objetivos deste trabalho, no sentido de consolidar a formação continuada do professor num ambiente de trabalho colaborativo não somente entre aluno, escola e universidade, mas também na busca de ecos na comunidade a partir da aprendizagem e incorporação de técnicas que possam dar conta de concretizar ou mesmo fabricar os objetos matemáticos. Essa prática colaborativa amplificada pode romper com angústias no processo de aprendizagem e aproximar a matemática do processo de desenvolvimento de conhecimento universal e da cultura como um todo. Assim, pretende-se abrir um espaço para a formação continuada de professores e de graduandos através da reflexão sobre a matemática vista como pertencente ao construto humano.
Então, como objetivos para consolidação do subprojeto, temos:
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Registrado em:
2010-2012
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