Física 2010-2012
Subprojeto de licenciatura em: FÍSICA |
Coordenador de área do Subprojeto: MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS CAPECCHI Colaboradora voluntária: MARIA BEATRIZ FAGUNDES |
Supervisores:
|
Bolsistas:
|
Plano de trabalho: Neste projeto busca-se enfatizar o caráter cultural e simbólico do conhecimento científico no ensino de Física. Para isso, pretende-se que os estudantes bolsistas, em parceria com seus professores supervisores, vivenciem diferentes abordagens, estratégias e recursos didáticos envolvidos na realização de atividades para o ensino-aprendizagem de alguns temas e conceitos relevantes da Física Clássica e da Física Moderna. Também é foco do projeto a discussão do papel representado pelas interações discursivas, entre professor e alunos e dos alunos entre si, no aproveitamento efetivo do potencial dessas atividades em sala de aula.Visando proporcionar o diálogo em sala de aula sobre a natureza do conhecimento físico e, também, sobre interfaces entre a Física e outras áreas do saber, pretende-se promover o desenvolvimento de atividades que contemplem tanto experimentos, tradicionalmente relacionados ao ensino de Física, como o trabalho com textos literários, menos comum nas aulas de Ciências Naturais.
Para constituir um espaço de interação efetiva entre escola e universidade, é essencial que o planejamento das ações dos estudantes de licenciatura dentro da escola seja elaborado em conjunto com o professor supervisor e molde-se de forma harmoniosa aos planos de ensino já existentes. É a partir do conhecimento do projeto pedagógico do professor supervisor que os estudantes bolsistas irão selecionar e estruturar as atividades a serem concretizadas nos seus momentos de regência. É importante ressaltar ainda que, embora o desenvolvimento e a realização das atividades de experimentação e daquelas envolvendo textos literários constituam o foco deste projeto, a inserção dessas atividades na escola deve ser coerente com a estrutura e os objetivos gerais do curso inteiro. Assim, os alunos bolsistas também devem estar engajados no planejamento de todo o curso e na elaboração dos instrumentos de avaliação da aprendizagem. A experimentação com diferentes conteúdos e estratégias didático-pedagógicas em situações reais de sala de aula, a conscientização sobre a importância do domínio dos conteúdos de Física (saber e saber sobre) e a necessidade de constante reflexão para a (re)etruturação do curso, das aulas e das ações em sala de aula (saber fazer) devem proporcionar aos bolsistas uma vivência da escola como lugar privilegiado de aprendizagem também para o professor, onde diversos saberes da docência podem ser articulados e revisitados, constantemente, no processo de formação do profissional docente. Este projeto foi elaborado em conjunto com a Professora Doutora Maria Beatriz Fagundes, do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC, que também atua como colaboradora voluntária. |
Redes Sociais