Biologia 2010-2012
Subprojeto de licenciatura em: BIOLOGIA |
Coordenador de área do Subprojeto: ROSANA LOURO FERREIRA SILVA
Colaborado voluntária: MEIRI APARECIDA GURGEL C. MIRANDA |
Supervisores:
|
Bolsistas:
|
Plano de trabalhoEste plano de trabalho parte do pressuposto que um dos objetivos da escola básica é a formação para a cidadania ativa. Perpassa o papel do cidadão, a interpretação e ressignificação de símbolos da sua cultura, entre eles aqueles produzidos pelas mídias. Dessa forma, será proposto aos bolsistas PIBID a investigação de como alunos da educação básica fazem suas leituras (processo de atribuição de significados) sobre a forma e o conteúdo de programas televisivos, filmes, imagens, publicidade, revistas, entre outros, que tratem de temáticas que envolvam questões biológicas, como clonagem, gene, DNA, mudanças climáticas, saúde, entre outros. A interação entre a cultura da mídia, a cultura escolar e a cultura científica é o principal objetivo desse plano. Os bolsistas deverão propor atividades, articulados com os professores supervisores, que explorem os conteúdos biológicos de um determinado programa televisivo, ou de outro tipo de mídia, discutindo criticamente seus conteúdos e articulando com o conhecimento biológico que é trabalhado no ensino fundamental e médio. Para que possa propor atividades contextualizadas ao projeto político pedagógico da escola, o bolsista deverá participar das reuniões de planejamento, pedagógicas e dos conselhos escolares. Da mesma forma, o professor supervisor da escola, deverá participar das reuniões do PIBID na universidade, bem como dos colóquios e seminários que são propostos pela área na UFABC. A Profª Drª Meiri Aparecida Gurgel de Campus Miranda, docente da área de Ensino da UFABC, participa como colaboradora voluntária desse projeto. |
Relatos
“As observações das aulas permitiram meu maior contato e relação com os alunos da escola, bem como o ambiente escolar como um todo, o que inclui outros professores, direção e funcionários da escola. Também, pude me familiarizar com o ambiente escolar, no sentido de uma rotina, práticas, métodos e regras escolares, o que contribuiu para meu aprendizado neste sentido.”
Ingrid Caroline de Almeida Zia
Atividades desenvolvidas
Os esquemas a seguir representam as diferenças no gasto energético dependendo do modo de andar e como isso é evolutivamente importante para a economia de energia na espécie humana.
Registrado em:
2010-2012
Redes Sociais