Projeto PIBID 2014-2017
Projeto PIBID/UFABC: Formação de Professores em contextos colaborativos e interdisciplinares
O "Projeto PIBID/UFABC: Formação de Professores em contextos colaborativos e interdisciplinares" busca contribuir para um aperfeiçoamento da formação docente, formando professores que vivenciem o cotidiano escolar desde o início de sua prática educadora; proporcionar uma formação docente através da relação prática e teoria, buscando alternativas transformadoras dos processos de formação inicial e continuada e do ensino-aprendizagem; fomentar a parceria entre Universidade e Escolas públicas; propor a reflexão e produção do conhecimento sobre a formação inicial e formação continuada, através de espaços de aprendizagem e reflexão para todos os integrantes do projeto, ou seja, coordenadores, professores supervisores e licenciandos e contribuir para a valorização do magistério e a excelência da formação docente. Estes objetivos serão alcançados a partir do eixo temático pesquisa colaborativa e interdisciplinaridade nos subprojetos nas áreas de Biologia, Filosofia, Física, Interdisciplinar, Matemática e Química.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) teve início na UFABC com dois projetos: o primeiro intitulado "Integração Escola-Universidade na Formação de professores das Ciências e Matemáticas" e o segundo "Formação de Professores de Filosofia, de Ciências e de Matemática em contextos colaborativos", ambos finalizando em fevereiro de 2014.
Neste ano será iniciado um novo projeto institucional que além das áreas de ensino: Biologia, Filosofia, Física, Química e Matemática incluiu também um subprojeto para a área interdisciplinar.
Desta maneira, a fim de esclarecer as atividades que serão realizadas neste projeto suas coordenadoras elaboraram o texto explicativo que segue.
Ao longo de sua formação, o licenciando entra em contato com saberes específicos de sua área de conhecimento e saberes pedagógicos. Além disso, dentre os saberes inerentes ao “ser professor”, podem se destacar aqueles adquiridos no exercício da profissão. São vários os estudos que se referem a esses saberes, assim como àqueles construídos ao longo de toda trajetória percorrida pelos professores ainda como alunos e o peso que representam no exercício da profissão. Considerando a complexidade do trabalho pedagógico e a necessidade de integração dos diversos saberes que constituem a profissão docente, que estão envolvidos na coordenação de ações em sala de aula e também além desses limites, torna-se premente romper-se com o isolamento docente, por meio de uma perspectiva interdisciplinar, propiciando um envolvimento com múltiplos olhares referenciais que atuem no sentido do aprender com o diferente, de compartilhar o similar e preservar o que lhe é próprio: um processo de ressignificar o singular a partir, e por meio, do plural. Para tanto, propomos neste subprojeto o envolvimento (a participação) de licenciandos e professores supervisores das diversas áreas de licenciaturas existentes na UFABC (Biologia, Filosofia, Física, Matemática e Química), em ações tanto no âmbito das salas de aula, quanto dos demais ambientes da escola por meio de temas geradores de caráter transversal. Esses temas serão identificados pelos próprios participantes, de modo a atenderem demandas das escolas envolvidas. A ideia é que a discussão e proposição de soluções para demandas das escolas proporcionem aos participantes oportunidades de explorarem as contribuições de áreas de conhecimento distintas, apreciando suas interfaces e distanciamentos. Como ações propomos: 1) Realização de oficinas de jogos teatrais, envolvendo bolsistas e professores supervisores, acompanhadas de sessões de discussão. 2) Observações de aula e acompanhamento de ações dos professores supervisores nas escolas. 3) Sessões de estudos e leituras acerca dos temas identificados no cotidiano das escolas, formação de professores, interdisciplinaridade e transversalidade. 4) Reuniões de orientação. 5) Elaboração de intervenções de bolsistas nas escolas. 6) Elaboração de relatórios e trabalhos científicos.
Coordenação Institucional do PIBID
Redes Sociais