Filosofia 2014-2017
Escola - E.E. Professor Ismael da Silva Júnior
Coordenadora: Suze Oliveira Piza
Supervisor: Alexandre Lopes
Bolsistas:
Ana Luiza Coutinho
Lucas Prado
Bruno Costa
Rafael Valença
Wesley Seraphim
Laurielen Lucio
Pedro Puertas
Danielle Bandeira
Descrição da relação do subprojeto de Filosofia com os objetivos do programa
Com o intuito de ensinar, examinar e criar condições de inventar metodologias inovadoras de ensino de Filosofia as ações desse subprojeto se articularão em três níveis:
a) educação pela pesquisa – fortalecimento do grupo de pesquisa Laboratório de Ensino de Filosofia [LAPEFIL] com a inserção dos 08 estudantes bolsistas do subprojeto de Filosofia, os supervisores das escolas atendidas, professores de Filosofia da grande São Paulo e outros professores de Filosofia interessados em participar;
b) implantação das metodologias na elaboração e desenvolvimento das aulas tanto por parte dos professores quanto dos estudantes bolsistas nas turmas de Filosofia das escolas atendidas pelo subprojeto;
c) criar espaços de reflexão filosófica nas escolas e na UFABC sobre as produções do grupo que resultem em oficinas de formação de professores da região, bem como criar condições para que o ensino-aprendizagem se efetive de maneira satisfatória para todos os envolvidos;
d) produzir materiais didáticos para a implantação de metodologias e envolver os estudantes em atividades culturais previstas nos materiais didáticos.
O projeto, por meio de suas ações, possibilitará tanto aos estudantes da licenciatura uma formação docente mais qualificada, quanto levará para o próprio cotidiano do professor (que já atua nas escolas uma formação continuada) tal qualificação, valorizando das duas formas o magistério com a integração dos espaços escolares da educação básica com a UFABC. As propostas de ação que giram em torno de métodos, estratégias e técnicas de ensino na escola pública possibilitam ao estudante uma aplicação das teorias que esse aprende no âmbito da sua formação na Universidade e aos professores formados em outras instituições de conhecer as pesquisas que têm sido realizadas na área de Ensino de Filosofia na UFABC e que todos em conjunto examinem se as propostas são satisfatórias para superação de problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem possibilitando um ajuste das próprias metodologias propostas a partir das experiências vivenciadas pelo projeto.
As ações do projeto têm como foco a formação multilateral de estudantes da licenciatura em Filosofia da UFABC, supervisores e professores, estudantes da educação básica e coordenação de área. O planejamento semanal das atividades tem como foco agregar ao espaço da escola mais espaços formativos e levar os grupos envolvidos para espaços outros de formação (físicos e virtuais) que contribuam para o fortalecimento do aprendizado, fortalecimento do pensamento crítico e desenvolvimento em todos da capacidade de construção de conhecimento.
Isso se dá fundamentalmente com a organização das ações [descritas abaixo] considerando de forma crítica as diretrizes e currículos educacionais da educação básica para o ensino de Filosofia que tem diversos limites, a precariedade dos materiais didáticos oferecido pelo governo do estado de São Paulo ao professor e ao estudante e trazendo para o cotidiano de todos os envolvidos leitura e discussão de referenciais teóricos contemporâneos educacionais para o estudo de casos didático-pedagógicos, em especial as inúmeras referências de qualidade tanto teórico quanto práticas sobre Ensino de Filosofia, bem como os diversos materiais didáticos disponíveis para o uso em sala de aula. O estudo de metodologias e teorias inovadoras possibilita que se faça uma mediação didática entre o que tem sido feito, a prática e a experiência dos professores das escolas de educação básica, com seus saberes sobre a escola e os novos conteúdos.
As ações propostas abaixo consideram a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e apesar de focadas no aspecto formal do ensinar a filosofia, carregam consigo tematicamente questões contemporâneas para serem pensadas durante a formação do estudante da educação básica, como questões ambientais, éticas e de igualdade econômica e social que atravessarão as atividades. Enquanto forem efetivadas as ações sistematizaremos e registraremos com instrumentos de avaliação os impactos no cotidiano do professor (em especial quanto a sua capacidade de inventividade na forma de ensinar) e do aluno (em especial na superação das dificuldades de aprendizagem).
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