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A Universidade Federal do ABC é uma jovem universidade que oferece formação superior tanto nos bacharelados quanto nas licenciaturas com foco na interdisciplinaridade, isso se dá de maneira efetiva e não apenas como diretrizes nos documentos pedagógicos.

Os/as estudantes e professores/as conduzem todas as suas atividades no diálogo entre as mais diversas áreas do conhecimento e com flexibilidade curricular. Ao priorizar em seu currículo arranjos interdisciplinares que consideram as correlações entre a realidade sociocultural e ambiental em que se insere, o projeto pedagógico ressalta, por sua vez, a importância de uma formação integral na filosofia e nas ciências, incluindo a visão histórica da nossa civilização e privilegiando a capacidade de inserção social de todos os membros da comunidade acadêmica.

Condizente com esse contexto educacional, o projeto 'Cartografia de saberes: por uma educação intercultural e transdisciplinar' tem como objetivos gerais:

1) contribuir para um aperfeiçoamento da formação docente, formando professores que vivenciem o cotidiano escolar desde o início de sua prática educadora e tomem conhecimento, por meio da vivência, do estatuto da educação pública na região do ABCDM;

2) proporcionar uma formação docente transdisciplinar e intercultural por meio da relação prática e teórica que ultrapasse os referenciais teóricos comumente usados na formação docente no país, possibilitando uma visão ampliada do mundo,

3) fomentar a parceria entre a UFABC e Escolas públicas da região a fim de que os envolvidos com o projeto compreendam a importância da Universidade pública na região, tanto para a melhoria da formação de professores quanto a na melhoria da estrutura de ensino e desenvolvimento de novas metodologias educacionais com ênfase na pesquisa qualificada sobre educação;

4) propor a reflexão e produção do conhecimento sobre a formação inicial e formação continuada de professores/as com ênfase na transdisciplinaridade e interculturalidade, possibilitando aos envolvidos perceber a pluralidade e a diversidade como recursos epistemológicos fundamentais para enfrentar os desafios da educação no Brasil e

5) contribuir para a valorização do magistério e a excelência da formação docente, dentro e fora da Universidade.

Objetivos específicos do projeto institucional:

O projeto é composto por dois subprojetos multidisciplinares cada um com um núcleo, sendo o primeiro composto por pelos componentes curriculares filosofia, ciências humanas, matemática e física e o segundo, biologia e química.

Os subprojetos foram organizados de forma a envolver em vários momentos todos os integrantes, incluindo as escolas parceiras, em uma formação que objetiva:

a) Formar, por meio do tratamento teórico-prático de diversos temas transversais, profissionais que usem o hibridismo cultural e a transdisciplinaridade como recursos para produção de conhecimento e para atuação pedagógica em sala de aula;

b) Colocar em diálogo no cotidiano escolar a filosofia, as ciências naturais, as ciências humanas e exatas a serviço da melhoria da educação pública;

c) Fortalecer os laços entre a UFABC e as escolas parceiras por meio não só das ações específicas do projeto, mas levando a comunidade escolar para dentro da Universidade, possibilitando que a comunidade escolar usufrua das atividades de pesquisa, ensino e extensão realizadas;

d) Promover nas escolas atividades pedagógicas inovadoras resultantes do trabalho de pesquisa realizado pelas áreas de ensino que temos vinculadas às licenciaturas;

e) Elaborar a partir dos registros das ações dados e reflexões materiais didáticos, artigos científicos, projetos de extensão, propostas de estágio supervisionados vinculados aos resultados do acúmulo de conhecimento produzido pelo projeto;

f) Fortalecer a formação acadêmica dos professores em exercício.

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