Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Greve Nacional da Educação: todos às ruas no dia 15/05!

Greve Nacional da Educação: todos às ruas no dia 15/05!

Publicado: Sexta, 10 Mai 2019 15:27

Brasília-DF, 08 de maio de 2019.

Prezadas e Prezados,

O cenário nacional de lutas está posto. Desde o início do atual governo, ampliaram-se os ataques ideológicos mirando na figura do professor e no papel da universidade alvos de seus ataques. Inúmeras são as declarações feitas à imprensa e as medidas implementadas por representantes do governo federal que nos levam a clamar por rápida mobilização e articulação em defesa de direitos sociais historicamente conquistados e elencados como prioritários pela sociedade brasileira, por nós destacada, a educação.

Diante do anúncio de contingenciamentos no orçamento federal, vimos o ataque ao desenvolvimento de ações no Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicação implicando cortes de cotas ociosas ou interrupção de bolsas já implementadas em programas estruturantes, como o Edital Universal do CNPq e na Pós-graduação. De forma a demonstrar a parcialidade na condução de políticas nacionais, fomos surpreendidos por cortes no orçamento de expoentes universitários brasileiros, atribuindo-lhes conceitos muito distantes da contribuição em ensino, pesquisa e extensão promovida por aquelas instituições à sociedade brasileira e mundial. Com receio de judicialização e resistentes ao recuo, ampliam o corte orçamentário a todas instituições federais de ensino superior no país, levando ao anúncio por parte das reitorias que o colapso gerado levará ao encerramento de atividades em setembro, caso a medida não seja revertida.

Em uma análise mais precisa, em um plano de governo sem clareza sobre os rumos da educação, os cortes já eram previstos dada a aprovação da emenda constitucional nº 95/2016, que impõe teto aos gastos públicos, e que só trarão prejuízos ao funcionamento de estruturas como as universidades, comprometendo a pesquisa, a extensão e iniciativas de iniciação à docência. O resultado disso já começou a ser anunciado no âmbito da Capes, pois já se ouve o recolhimento de novas bolsas e do custeio de programas de pós-graduação, a inatividade nos sistemas de concessão de bolsas do Pibid e pós-graduação, a inatividade nos sistemas de concessão de bolsas do Pibid e Residência Pedagógica, não permitindo a exclusão/inclusão/suspensão de bolsistas nos programas.

Somado a este cenário, a Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB, especificamente na figura do Sr. Carlos Lenuzza, passou a ignorar os pedidos de audiência do Forpibid-rp, alegando que a "interlocução da Capes ocorrerá sempre por meio das entidades oficiais de representação da Instituições de Ensino Superior e das redes de ensino", fechando qualquer canal de comunicação, mesmo tendo a Presidência da Capes indicado a interlocução.

Infelizmente, por um lado, a história se repete e de forma mais contundente e trágica! Por outro, também sabemos o que deve ser feito: mobilização já! O Forpibid-rp conclama todas(os) coordenadoras(es) institucionais e de área, supervisoras(es), preceptoras(es) e bolsistas residentes e ID para juntarem-se aos atos de 15 de maio de 2019, em todo o Brasil!

Indicamos a realização de aulas públicas com a socialização de atividades desenvolvidas nas escolas e nas IES. Vamos levar o que produzimos, mostrar a importância do que realizamos em parceria com as redes de ensino! Produzam faixas com palavras de ordem, citem o Forpibid-rp. Utilizem as hashtags #grevenacionaldaeducacao #pibid-rpnarua #ficapibid-rp #forpibid-rp ao publicar fotos e mensagens nas redes sociais.

Essa mobilização é a nossa resposta aos ataques à formação de professores e à liberdade de ensinar e aprender, em defesa da educação, ciência e tecnologia públicas. Não aos cortes! Esse será momento de defender outro importante direito social, a seguridade pública, não ao fim da previdência pública!

Mais uma vez, todas e todos às ruas no dia 15 de maio de 2019! Vamos levar as atividades de todas as instituições de ensino (escolas, centros einstitutos, faculdades, universidades) para as ruas! Mobilizem-se! Como nos diz o poeta, "Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois", pois é urgente "Recriar o paraíso agora para merecer quem vem depois"!

No dia 15 de maio, PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NAS RUAS E PRAÇAS EM DEFESA DO BRASIL!

Versão para impressão

Registrado em: Notícias