OFICINAS
1) “O Uso de Lousa Digital nas Salas de Aula da Educação Básica”
Ministrada por Barbara Passadore de Oliveira
Esta oficina será uma apresentação interativa demonstrando as ferramentas e os benefícios da lousa digital. Serão expostos itens simples como lápis (cores), borracha, marca texto, e estilos de linhas. Por outro lado, serão apresentados instrumentos mais sofisticados como o transferidor, compasso, esquadro, e ainda o aplicativo de reconhecimento e construção de figuras geométricas. Ao final serão exibidas as imagens do programa contextualizadas em diversas disciplinas.
2) “No rumo à educaçao inclusiva: formas multisensoriais de fazer matemática”
Ministrada por Dra. Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes (doutora em educação matemática)
Com a presença crescente de aprendizes com necessidades especiais nas salas de aulas das escolas regulares, torna-se crucial buscarmos compreender como a construção do conhecimento é mediada por diferentes meios de acesso aos sistemas sensoriais do corpo humano. Em nossos estudos procuramos compreender como as ferramentas materiais e semióticas podem ser usadas para constituir a cultura da sala de aulas quando o conhecimento em jogo é matemático. Nossa motivação vem da necessidade enfrentada por educadores e educandos que nos últimos anos têm vivido o desafio de aprender fazendo uma educação para todos.
Hoje, ao abordar temas que envolvem necessidades educacionais especiais o foco das atenções não são as dificuldades específicas dos educandos, mas suas potencialidades. Assim, a questão norteadora das atividades propostas nesta oficina é: Como os educadores podem explorar as potencialidades dos seus alunos respeitando a diversidade de cada indivíduo?
Para explorar esta questão iniciamos com algumas considerações teóricas que nos permitem interpretar os processos de aprendizagem matemática de educandos com necessidades especiais. Particularmente nos interessa investigar o papel mediador das ferramentas materiais e semióticas, produzidas para impressionar os sentidos preservados dos educandos, no processo de aprendizagem de educandos com limitações sensoriais. Na sequência convidaremos os participantes a vivenciarem situações de aprendizagem matemática nas quais os conceitos matemáticos serão expressos explorando os sistemas háptico, visual e auditivo e apresentaremos alguns exemplos de alunos cegos e alunos surdos realizando atividades matemáticas.
3) "Ensino de biodiversidade com foco no ambiente marinho e mudanças climáticas"
Ministrada por Dr. Flávio Berchez (USP), Dra. Valéria Marques de OIiveira (UFRRJ) e Ricardo Mazzaro (ONG Ecossistemas Costeiros)
Serão abordados: o que é o IPCC, bases de dados que fundamentam suas previsões no ambiente marinho e no ambiente terrestre e as consequentes previsões, dentro de uma escala de tempo. Esses temas serão abordados na forma de discussão, partindo da percepção dos participantes sobre cada um dos temas (aquecimento, desertificação da Amazônia, subida do nível do mar) e em seguida mostrando dados históricos, atuais e as previsões de cenários moderado, intermediário e intenso). Serão discutidos eventos similares ocorridos em escala geológica. Uma vez estabelecidos os conceitos e embasamento, será discutida a importância e maneira de se transmitir essas informações de importância capital ao alunos de ensino fundamental e médio.
4) O uso de recursos pedagógicos digitais em sala de aula
Ministrado por: Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues/ Profa. Ms. Paloma Alinne Alves Rodrigues
Nesta oficina será proporcionado um espaço para que os participantes possam realizar uma reflexão sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), com intuito de instigar cada um a perceber as mudanças necessárias no ambiente educacional. Além disso, oportunizar a criação de um novo fazer pedagógico para propiciar aos alunos um ambiente construcionista por meio do uso de recursos pedagógicos digitais, conhecidos como Objetos Educacionais disponíveis em dois repositórios digitais: o Banco Internacional de Objetos Educacionais e o Portal do Professor. Somente por meio de uma ampla divulgação os professores da rede pública de ensino poderão inserir esses recursos em sua prática pedagógica de forma coerente e concreta. Desta forma, por serem recursos novos e que possibilitam um aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem em relação a articulação da TDIC ao plano de aula, é fundamental que os professores participantes conheçam tais ferramentas e sua importância.
5) As problemáticas em sala de aula: sociodrama na formação inicial de professores de ciências.
Ministrada por Plínio Barbosa Bronzeri (Psicólogo e psicodramatista, mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática da UFABC), Maria Candida Varone de Morais Capecchi
A oficina tem a perspectiva de co-construir um debate sobre a atividade de docência, a partir da dramatização de relatos de experiências vividas pelos participantes no papel de professor. Para isso, será utilizada a prática sociodramática contida na Teoria Socionômica de Jacob Levi Moreno. Algumas das vantagens da teoria socionômica e seus métodos são: desvelar fenômenos psicossociais; criar uma realidade suplementar focada na ação dos participantes; intervir no “aqui e agora”, por meio de ações dramáticas, e viabilizar a coexistência, em um mesmo local, de múltiplas linguagens e conhecimentos diversos. Acreditamos que o sociodrama é uma prática pertinente na formação de professores, uma vez que viabiliza debates para além de uma discussão verbal, possibilitando a elucidação de novos vértices de acontecimentos vividos, por meio da dramatização, e incentivando a reflexão, sem cair em receitas prontas e absolutas.
6) Cinema e Filosofia: a vida como diferença
Ministrada pela Profa. Dra. Luciana Zaterka (UFABC)
A oficina pretende discutir a importância da utilização do cinema - como linguagem de formação - para o ensino de filosofia. Para tanto, faremos uma análise do filme Machuca de Andrés Wood (uma coprodução chilena e espanhola de 2004). Num primeiro momento, assistiremos ao filme para, em seguida, discutirmos alguns possíveis pressupostos teóricos para a leitura do filme, tais como a Ética de B. Espinosa e o O que é esclarecimento do pensador alemão I. Kant. Ao final, encaminharemos uma discussão sobre outras possíveis abordagens sobre o filme, pois se do ponto de vista do ensino de filosofia tal “metodologia” pode enriquecer nosso arsenal de conhecimento filosófico, será que do ponto de vista da “sétima arte” tal abordagem não pode conduzir a um reducionismo e, então, a um empobrecimento do entendimento e, principalmente, da vivência do filme?
7) Oficina de Jogos Dramáticos
Ministrada pela Profa. Dra. Maisa Helena Altarugio (UFABC - ensino de ciências)
A Oficina de Jogos Dramáticos tem como objetivo proporcionar uma vivência sobre um instrumento que pode auxiliar no cotidiano do profissional da educação, desenvolvendo atitudes e habilidades no âmbito das relações interpessoais e na capacidade de aprender. O jogo representa o resgate da ordem lúdica, da espontaneidade criadora que a criança perde quando se torna adulta. Além do prazer e do divertimento, o jogo muitas vezes é uma oportunidade dos indivíduos exteriorizarem seus medos, angústias e dificuldades diante de situações, conflitos e problemas novos. Serão trabalhados jogos de apresentação, aquecimento, sensibilização, percepção de si e do outro e identificação grupal. Esta oficina está voltada para professores de educação básica, superior e licenciandos de qualquer área de conhecimento.
8) Educação sexual e jogos
Ministrada pelas mestrandas do Programa de Pós Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática da UFABC Renata Coelho, Marcia Cunha e Paula Aparecida Borges de Oliveira e pelas alunas bolsistas do PIBID Biologia – UFABC Carolina M. Boccuzzi e Adriana Miranda
Esta oficina tem como objetivo principal propiciar embasamento teórico e prático para que professores/as e alunos/as de licenciatura possam desenvolver trabalhos de educação sexual em sala de aula. Trata-se de um tema extremamente relevante quando nos atemos à formação integral do/a aluno/a, além de estar previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais para ser trabalhado como tema transversal. Estudos recentes que abordam tal tema atentam para a necessidade de promover uma educação sexual não restrita às concepções biológicas, todavia abarcando a complexidade da constituição da sexualidade humana, permeada por questões históricas e socioculturais. Neste sentido, trabalhar com questões de gênero, combate ao machismo e diversidade sexual é parte da formação de alunos/as conscientes de sua realidade social, que valorizem a diversidade e promovam o respeito. A oficina versará sobre a utilização de jogos temáticos em sala de aula.
9) Arte-educação e educação ambiental: usos de contação no Projeto Batuclagem / UFABC
Ministrada por: Profa. Dra. Ana Maria Dietrich (UFABC) e Jéssica Mary Pereira, Luana Sabatini, Hellen Rozi Ronchini, Thiago Ramos, Karen Fernanda de Paula, André Luiz de Freitas (PROJETO BATUCLAGEM/ PROEX/ UFABC)
Tem como objetivo fornecer elementos metodológicos para usos de novas práticas em sala de aula, em especial a contação de histórias, dentro da área de Arte-educação. Tem como ideia que o uso da arte em sala de aula fornece importantes elementos para o aprendizado como a sensibilização e integração do estudante a conteúdos diversificados. A oficina abordará a trajetória do Projeto Batuclagem, desenvolvido pela PROEX/UFABC há dois anos e que utiliza de tais métodos para a adaptação de contos de fadas infantis e lendas brasileiras para a Educação ambiental, abordando temas como: reciclagem, biodiversidade, uso racional da água e energia, poluição do ar e lixo tecnológico. Além da iniciação a tais métodos, o participante assistirá à contação de histórias e irá experimentar elaborar uma história de sua autoria.
10) Mídia e Ensino de Biologia
Ministrada por Mariana Tambellini Faustino e Ingrid Caroline de Almeida Zia- mestrandas do do Programa de Pós Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática da UFABC
Considerando a crescente veiculação de questões biológicas na mídia, por meio de jornais, revistas televisão, ações de divulgação científica, internet, entre outros, bem como o chamado à sociedade a se posicionar perante questões que envolvem, entre outros, conhecimentos da biologia, como transgênicos, células tronco, vacinas, novos medicamentos, pesquisas genéticas, questões ambientais, entendemos que esses materiais devem ser contextualizados tanto na educação básica como no contexto de formação de professores. Baseada na experiência em projetos de pesquisa e na coordenação do PIBID de Biologia, esta oficina tem como objetivo realizar atividades de “leituras” (processo de atribuição de significados) sobre a forma e o conteúdo de programas televisivos, imagens, jornais, revistas, entre outros, que trataram de temáticas que envolvam questões biológicas, buscando a construção de possibilidades de interação significativa na educação básica entre a cultura da mídia, a cultura escolar e a cultura científica, em uma perspectiva de integração Ciência-Tecnologia-Sociedade. Além disso, terá uma parte de produção de mídia audiovisual