Supervisora do PIBID é selecionada pelo PDPP

Alinic Araujo Vieira, bolsista supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), foi selecionada pelo Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores (PDPP) para participar de um curso de aperfeiçoamento na Universidade de Aveiro, em Portugal. Ela é professora na EE Amaral Wagner, onde supervisiona o PIBID na área de física.

A seleção ocorreu por meio de edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em que a Coordenação do PIBID na UFABC inscreveu um projeto institucional. O principal objetivo das ações nesse projeto era inserir aulas experimentais e outros métodos demonstrativos para incentivar os alunos a estudarem ciências. As atividades foram realizadas pelos licenciandos bolsistas com os alunos do Ensino Médio, de modo que, rapidamente, começaram a dar resultados positivos com relação ao interesse dos alunos.

A experiência acumulada durante o curso em Portugal será socializada em reuniões de Atividade Técnica Pedagógica Coletiva (ATPC) na unidade escolar. Também há perspectiva de divulgar para outras escolas programas como o PIBID, mostrando como é interessante que os licenciandos tenham esse contato com a sala de aula durante o período de sua formação, já que estarão no lugar dos atuais professores futuramente.