SOBRE O EVENTO

A cada seis meses, na UFABC, são realizados encontros para apresentação dos resultados dos nove subprojetos existentes. O Primeiro e o Segundo Encontro do PIBID/UFABC ocorreram em 2010 e reuniram os alunos e professores da universidade, além de representantes da Secretaria de Educação do Estado de SP (SEESP), Pró-reitoria de Graduação, Pró-reitoria de Extensão, diretores de centro da UFABC, coordenadores dos cursos de Licenciatura e, também, gestores e alunos das escolas parceiras.

Em 2011, foi realizado o I Simpósio do PIBID/UFABC, juntamente com o Terceiro Encontro, com o objetivo de proporcionar momentos de discussão sobre os resultados do projeto, bem como, propiciar a reflexão sobre a formação de professores no âmbito do PIBID. Neste evento ocorreram: 1) uma mesa redonda com o tema “O PIBID e a Formação de Professores” com a participação de Claudete Batista Cardoso – Analista – Capes/PIBID, Profª Rose Louback – Assessora Técnica – SEESP e o Prof. Dr Derval dos Santos Rosa – Pró-Reitor da Graduação da UFABC; 2) Apresentação de resultados do projeto PIBID na UFABC por meio de depoimentos de supervisores e alunos das escolas; 3) Apresentação de pôsteres com inscrição de 30 trabalhos desenvolvidos pelo PIBID; 4) Rodas de Conversa visando proporcionar momentos de discussão sobre os resultados do projeto, bem como propiciar a reflexão sobre a formação de professores no âmbito do PIBID. Como resultado foi um produzido um caderno de resumos.

Ainda em 2011, ocorreu o Quarto Encontro do PIBID/UFABC. Neste encontro, os coordenadores de área do projeto de 2011-2013 apresentaram seus planos de trabalho e sua equipe de bolsistas a todos os presentes. Os bolsistas do projeto de 2010-2013 realizaram oficinas que integraram as atividades da UFABC na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Em março de 2012, foi realizado o Quinto Encontro do PIBID/UFABC e, em novembro, será realizado o II Simpósio do PIBID/UFABC juntamente com o Sexto Encontro. A realização desses eventos, além de divulgar os resultados do projeto, oferece indicadores para a avaliação dos objetivos do PIBID. Um desses objetivos é proporcionar aos estudantes de licenciatura a vivência de situações reais de ensino–aprendizagem, utilizando a sala de aula como espaço de observação e regência. Esta vivência deve ser acompanhada de um olhar investigativo, construído por meio de discussões com professores supervisores e coordenadores dos subprojetos, de modo a promover nos participantes uma atitude reflexiva sobre suas ações no processo de ensino e aprendizagem. Neste aspecto, é importante citar que, no papel de instituições educacionais, tanto a UFABC quanto a SEESP propiciam, com a realização do projeto PIBID, o alcance dos objetivos do Programa e promovem a inovação da formação docente inicial e continuada.

REALIZAÇÃO