Moção de Apoio ao PIBID - ConsEPE/UFABC

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (ConsEPE) da FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC), no uso de suas atribuições e considerando as deliberações ocorridas em sua XI sessão ordinária de 2017, realizada no dia 5 de dezembro de 2017, manifesta seu apoio ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

O PIBID é dos principais instrumentos administrativos e acadêmicos que dispomos para formar mais e melhores professores para as escolas de educação básica. O programa existe há mais de uma década, e está presente em todas as principais instituições de ensino superior que mantêm cursos de licenciatura. Sua atuação abrange milhares de escolas de educação básica espalhadas pelo país, que todas as semanas recebem grupos de estudantes “pibidianos”, formando hoje um contingente de mais 60 mil jovens.

A UFABC participa do programa desde 2010 e, atualmente, possui 131 bolsas, das quais, 103 são destinadas a alunos dos cursos de licenciatura da instituição, que atuam em 11 escolas estaduais da região. As atividades do projeto têm resultado em impactos na formação inicial e continuada de docentes, nos cursos de licenciatura da instituição, na Educação Básica e escolas participantes e, até mesmo, na pós-graduação da UFABC. A experiência do PIBID/UFABC e os resultados das pesquisas realizadas aqui e em todo o país indicam a necessidade de manutenção do formato atual do programa, que aproxima escola e universidade; professor em formação, professor em exercício e professor formador em grupos de trabalho colaborativo e de reflexão sobre a prática a partir do diálogo com a teoria e da execução de aulas diferenciadas e inovadoras.

Nesse contexto, o ConsEPE da UFABC preza pela continuidade desse extraordinário programa, que já é um patrimônio da nação brasileira, pela maneira inovadora, moderna e transformadora que tem promovido a valorização e a qualificação dos professores e da educação pública.

XI sessão ordinária, 07 de dezembro de 2017.

Klaus Capelle

Boletim de Serviço nº 707 - 12 de dezembro de 2017, página 8